Odonto SOS
(31) 3586-0900
R. Cláudio Manoel, 223 - Funcionários - Belo Horizonte / MG

cárie de mamadeira. o que é e como prevenir?


A cárie de mamadeira é um tipo de cárie que evolui rapidamente e possui esse nome porque costuma ser causada pelo hábito de a criança mamar e ir dormir sem escovar os dentes.

Mesmo que a criança só ingira o leite materno, esse hábito também pode provocar o aparecimento de lesões de cárie, já que o líquido também contém açúcar (lactose) em sua composição, embora, o maior vilão da cárie seja a sacarose.

A cárie de mamadeira costuma surgir como uma faixa ou mancha branca no dente e logo evolui para uma cor marrom ou amarelada, causando muita sensibilidade e dor no local. Este tipo de cárie progride tão rapidamente, que os pais costumam dizer que os dentes começaram a se esfarelar. Alguns até creem que os dentes já nasceram com buracos, apesar de não ser isso que ocorre.

É preciso ter cuidado igual tanto com os dentes de leite quanto com os dentes permanentes, pois mesmo que a criança esteja com os dentes de leite, que são temporários, seus hábitos de higiene adquiridos na infância provavelmente irão acompanhá-la pelo resto da vida. Além disso, se um dente de leite sofre com cárie e é extraído antes do tempo correto, isso pode prejudicar a formação e o crescimento dos dentes permanentes.

Veja algumas dicas para evitar que seu filho seja acometido pela cárie de mamadeira: