Odonto SOS
R. Cláudio Manoel, 223 - Funcionários - Belo Horizonte / MG

câncer de boca: fatores de risco, sintomas e prevenção

Quando se fala em câncer de boca, deve-se saber que se trata de uma doença que pode atingir qualquer parte dos lábios ou da cavidade oral, como a língua, gengivas, palato (“céu da boca”), assoalho lingual, amígdalas e glândulas salivares.

Dentre os fatores de risco do câncer de boca, podemos citar: consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo e exposição excessiva ao sol sem proteção. Além destes,fatores traumáticos na boca (próteses mal adaptadas, dentes quebrados, etc) e má higiene bucal também são fatores de risco, porém, por si só não constituem fator carcinogênico. No entanto, quando associados a outros fatores, funcionam como um fator potencial.

Confira alguns sinais e sintomas do câncer de boca:

Para prevenir o câncer de boca, o indivíduo deve procurar adotar um estilo de vida saudável, aumentando o consumo de frutas, legumes e verduras, evitar o fumo e o álcool, proteger-se dos raios de sol (usar o protetor solar labial, bonés, chapéus, etc.),visitar o dentista para eliminar os fatores traumáticos na boca, realizar o auto-exame periodicamente e consultar regularmente o dentista.

Para realizar o auto-exame todas as regiões da boca devem ser examinadas. Com um espelho e em local iluminado verifique: lábios, língua (principalmente as bordas), assoalho lingual (região embaixo da língua), gengivas, mucosa jugal (bochecha), palato (céu da boca) e tonsila ou amígdala.

O diagnóstico do câncer de boca pode ser feito por dentistas e por médicos, que irão avaliar o estágio da doença e indicar o tratamento mais adequado, que pode ser desde sessões de radioterapia até cirurgias e quimioterapia, dependendo do avanço do quadro.