Odonto SOS
R. Cláudio Manoel, 223 - Funcionários - Belo Horizonte / MG

dente siso pode acumular mais placa bacteriana.

Eles ficam escondidos lá no fundo da boca, mas isso não quer dizer que passam despercebidos, já que costumam causar desconforto e dor para muita gente. Por nascer entre os 16 e 21 anos alguém decidiu chamá-los de dentes do siso, pois do latim, significa juízo. Além do incômodo que o terceiro molar normalmente traz, esse dente pode causar outros problemas, como o acúmulo de mais placa bacteriana.

O dente siso é um dos mais chatos de se lidar. Ele pode doer e incomodar mesmo sem nem ter nascido. E mesmo quando erupciona também pode ser um problema. Um deles é acumular mais placa bacteriana no local. Como é o dente mais posterior da arcada, os pacientes têm mais dificuldade de realizar a higiene adequada, pois não conseguem enxergar adequadamente o dente. O profissional acrescenta ainda o fato do terceiro molar estar inclinado ou parcialmente erupcionado, situações que dificultam ainda mais a limpeza.

Não tem jeito, a melhor forma de prevenir esse acúmulo de placa bacteriana é realizando a higiene de forma correta com o fio dental e escova de dente. Se ainda assim, fazer a limpeza oral no siso estiver difícil, Leonardo indica uma solução. Deve-se realizar a remoção do dente com um cirurgião-dentista de sua confiança.

ENXAGUANTE BUCAL COMO ALIADO NO COMBATE AOS INIMIGOS BUCAIS

Quando se trata de cuidar bem do seu sorriso, pode-se investir nos diversos produtos de limpeza oral, como no caso dos enxaguantes bucais.O seu uso pode ajudar a combater a placa bacteriana que acumula no  siso. Todas as ferramentas de higiene são válidas, mas o enxaguante sozinho não resolve. O profissional lembra que o mais importante é realizar a limpeza mecânica desse biofilme que se forma na região, isto é, com o fio dental e escova para os dentes. Logo, o enxaguante deve ser um aliado na hora da higiene, e não um substituto.

COMO A PLACA BACTERIANA AFETA O SEU SORRISO

Como dificilmente se vê a placa bacteriana em um dente siso, tende-se a achar que ela não pode causar tantos problemas.  Além disso, o paciente pode sentir muita dor devido a esse processo inflamatório. O risco de ocorrer mais infecção ou inflamação local aumenta, pois, como já mencionado, a pessoa pode não conseguir higienizar de forma adequada a região e com isso aumentar o acúmulo de bactérias.